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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Educação Ambiental

UMA URGÊNCIA
Apesar de várias manifestações sobre o problema, somente neste final de século é que as pessoas, instituições e os próprios governos, embora lentamente, começaram a se preocupar e a se organizar para defender o meio ambiente.
Nesse sentido, a Constituição brasileira de 1988 (Art. 225) colocou a necessidade de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino.
É necessário, no entanto, que a educação para a preservação aconteça dentro de uma visão educativa interdisciplinar, capaz de promover o bom relacionamento entre cidadão, natureza e sociedade. Desta maneira, as ações escolares, práticas ou teóricas, irão frutificar na família, no bairro, na cidade...
É PRECISO COMEÇAR
A natureza, durante muito tempo, tem sido uma vítima sem a possibilidade de se defender. Como não entender que a preservação da vida de cada pessoa depende do respeito para com o Planeta Terra? Tudo o que existe têm seu valor para a humanidade.
O fenômenos atmosféricos, por exemplo, são lentos de serem modificados; por isso, as distorções hoje praticadas, vão ter seu momento mais critico anos, décadas ou talvez ainda mais tarde. Quem desfruta de forma irracional e egoísta os bens da natureza, não se preocupa com o bem-estar das futuras gerações.
Está crescendo o interesse pela Ecologia. É o futuro da humanidade que está em jogo!?
COMEÇAR EM CASA
Para atingir seus objetivos, a educação ambiental exige uma grande sensibilidade para com os processos que ocorrem na natureza e a necessidade de uma melhor estruturação da sociedade, que exige uma luta contra a alienação, o descompromisso, o individualismo...
É impossível realizar um projeto de educação ambiental tendo em vista apenas as grandes preocupações com os problemas ecológicos do mundo. Educação ambiental começa em casa, na rua, na praça, no bairro... Só a partir disso é possível integrar uma luta para a solução dos grandes problemas ecológicos do planeta.

FAÇA a SUA PARTE
Orientações ecológicas práticas para mudar os maus hábitos
1.º ÁGUA
Somente 1% da água do planeta é disponível para o consumo das pessoas. Ela se encontra nos lençóis subterrâneos, lagos e rios. O restante é água salgada (97%) ou existe na forma de geleiras e icebergs (2%).
Cerca de 8% desta água disponível está espalhada pelo território brasileiro, mas de uma maneira bastante desigual: 80% na região amazônica, onde encontra-se apenas 5% da população.
Em certas regiões sofre-se portanto de escassez de água. A ordem é poupar. Mas como?
- Consertando vazamentos: um buraco de 2mm, no encanamento de sua residência, desperdiça cerca de 3.200 litros de água por dia. Isso é grave, já que o consumo diário de uma pessoa é de 150 a 400 litros.
- Substituindo a mangueira por baldes na hora de lavar o carro. Uma mangueira aberta por 30 min. gasta entre 216 a 560 litros. Com alguns baldes de 10 litros, é possível fazer o mesmo serviço.
Escove os dentes e/ou faça a barba com a torneira fechada: a torneira aberta por 10 min. consome mais de 24 litros de água. Abrindo e fechando a torneira você gastará apenas 2 litros.
2.º ALUMÍNIO
Embalagens como latinhas de refrigerantes e cerveja demoram de 100 a 500 anos para serem absorvidas completamente pela natureza.
As latinhas devem ser encaminhadas para reciclagem. Da hora em que você compra uma lata de refrigerantes, até a sua reciclagem e retorno à prateleira, são gastos 42 dias.
3.º EMBALAGENS
Estimule a comercialização de embalagens ecologicamente corretas, recusando as que não informam a sua composição química.
O isopor, por exemplo, é altamente tóxico, já que inclui derivados de petróleo e CFC (clorofluorcarbono), gás responsável pela destruição da camada de ozônio.
Dê preferência às embalagens recicláveis
4.º FAUNA
Existem pelo menos 200 espécies de animais silvestres ameaçadas de desaparecer. Uma das causas é a captura para a venda.
Não compre animais silvestres e nem os alimente. Se tiver sítios ou fazendas, não coloque frutas e bebedouros para atrair aves. Isso gera dependência e faz com que se desacostumem de procurar o próprio alimento na natureza.
5.º MATERIAL ORGÂNICO
A maior parte do lixo residencial produzido no Brasil (65%) é composta por matéria orgânica. Trata-se de alimentos, madeira e tecidos não-sintéticos.
Se abandonado na rua, o material orgânico é arrastado pela chuva para os rios e córregos. E quando entra em decomposição na água, esse material consome oxigênio, dificultando a respiração de peixes, algas... Jogar no terreno baldio significa atrair ratos e insetos para dentro de casa.
Para virar adubo, os alimentos devem ser enterrados o suficiente para que não voltem à superfície com a chuva.
6.º NO CARRO
Não atire objetos pela janela. O lixo se acumula nas vias públicas e quando chove vai parar nas galerias pluviais. Uma ponta de cigarro ou um palito de fósforo demoram 2 anos para serem absorvidos pela natureza. Um chiclete demora 5 anos.
Mantenha o motor regulado. Além de economizar combustível, contribui com a qualidade do ar. Na troca de óleo, cuide para que o gerente do posto encaminhe as peças trocadas para a reciclagem.
7.º PAPEL
Reutilize e recicle (caixas, revistas, jornais...) e dê preferência pela compra de agendas, livros e cadernos feitos com material reciclado. Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores.
O papel demora para se decompor. Nos EUA, foram encontrados, em aterros, jornais da década de 50 ainda em condições de serem lidos.
8.º PILHAS E BATERIAS
Pilhas e baterias, inclusive de celular e de carro, são compostas de metais pesados (chumbo, cromo, zinco, mercúrio, entre outros). Eles se acumulam na natureza e não são degradáveis, incorporando-se à cadeia alimentar e causando vômitos, intoxicação, alterações genéticas e morte por câncer.
Compre este material em lojas que recebem o material usado e privilegie equipamentos recarregáveis. Quando não tiver mais utilidade, empacote e envie para o fabricante.
9.º PLÁSTICO
O plástico abandonado não é degradável e pode causar vários problemas, como enchentes. De fato, as garrafas, como as de refrigerante, podem entupir bueiros e galerias, impedindo que as águas das chuvas cheguem aos rios.
10.º VIDRO
O vidro corresponde a 3% do lixo residencial do país. As garrafas, os frascos e potes de maionese, por exemplo, quando abandonados na natureza, permanecem no meio ambiente por tempo indeterminado,
Uma forma de reaproveitar esse material é utilizando as garrafas como vaso ou, no caso de potes, para guardar objetos, como: botões, pregos...
A ordem é reciclar e reutilizar.
Folha de São Paulo
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducambiental.htm

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