As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

terça-feira, 12 de abril de 2011

A DROGA DA CORRUPÇÃO

O BRASIL

Nos últimos tempos, as notícias sobre corrupção têm aumentado muito no Brasil. Há até quem afirme não ser mais a honestidade uma característica da maioria das pessoas, mas uma exceção praticada por alguns.
O Brasil está em 45º lugar no ranking da corrupção, numa pesquisa feita em 99 países, ao lado do Malawi, Zimbabue e Marrocos, segundo relatório divulgado pela Transparência Internacional. A nota de classificação não permite “passar no exame”, explicou Fernando Antunes, membro do comitê da Transparência Brasil.
No alto do ranking, como “países menos corruptos”, estão Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia e Suécia. No último lugar ficou a República dos Camarões. Entre os latino-americanos, o melhor colocado é o Chile (19º), seguido de Costa Rica (32º).

CRUEL

A corrupção é tão ou até mais cruel que a inflação, pois a roubalheira de dinheiro público atrasa e empobrece os países.
Quando lançou sua cruzada mundial contra a corrupção, o presidente do Banco Mundial, James D. Wolfensohn, comparou a roubalheira pública a um incêndio florestal: “A corrupção muitas vezes não pode ser contida. Mas, sem lhe dar combate, seu poder de destruição não tem limites”.
Em Kuala Lumpur, capital da Malásia, por exemplo, funcionários desonestos embolsam 8 de cada 10 dólares destinados a certos programas de alívio da fome e da mortalidade infantil.
Nas Filipinas, onde o presidente Joseph Estrada foi destituído do cargo por desonestidade, o Banco de Desenvolvimento da Ásia (ADB) calcula que um terço dos recursos era desviado pelos corruptos.

CONSEQÜÊNCIAS

O economista Marcos F. Gonçalves da Silva afirma: “O que o corrupto rouba é medido em milhões. O custo da corrupção é de bilhões. O que custa é o número de crianças que morreram devido ao fato de que a verba do leite foi extraviada.
O que custa é o que você deixou de crescer devido ao fato de que recursos econômicos deixaram de ser investidos em atividades produtivas. Literalmente, corrupção mata. Nosso código penal, no que diz respeito a crimes contra o patrimônio público, precisa se tornar muito mais rigoroso. É um crime muito grave”.
O efeito econômico da corrupção é devastador. Uma pesquisa feita por Cheryl Gray, diretora do setor de redução de pobreza do Banco Mundial, e Daniel Kaufmann, especializado no fenômeno da roubalheira de dinheiro público, apontou algumas conseqüências da corrupção:
• Há um aumento na incerteza dos agentes econômicos. Isso provoca redução nos investimentos internos e externos.
• Surgem distorções no estabelecimento de prioridades. A corrupção está quase sempre por trás dos gastos militares de alta tecnologia feitos por nações miseráveis da Ásia e da África, dinheiro que poderia estar sendo aplicado na construção de hospitais.
• As menores empresas sofrem mais. A corrupção tende a favorecer os cartéis e as grandes corporações, que podem pagar propina a legisladores e funcionários corruptos para defender seus interesses.
• Em países em que a corrupção é mais grave, pessoas pobres chegam a gastar a maior parcela de seu orçamento familiar pagando gratificações para conseguir um atendimento qualquer, especialmente da polícia e de serviços de saúde.
• Entre 1989 e 1998, os países que apresentaram maior queda no PIB, ou seja, nos quais a economia encolheu, foram justamente os campeões mundiais da corrupção.
CÍRCULO VICIOSO

Percebe-se que a corrupção é um círculo vicioso, que penaliza os mais pobres, que ficam sem educação, transporte e saúde de qualidade.
A corrupção é um dos mais perversos impostos já concebidos. A inflação galopante tirava dinheiro dos pobres e o concentrava nas mãos dos ricos. A corrupção tem um resultado muito semelhante. Ela desvia parte do dinheiro destinado aos mais desvalidos habitantes de um país. A riqueza fica com os gatos gordos, os funcionários e intermediários desonestos.
Geralmente, o corrupto é uma pessoa bem quista, alguém que circula com desenvoltura nas colunas sociais, políticas e empresariais. Alguém que patrocina festas filantrópicas e campanhas políticas, que recebe títulos de cidadão honorário concedido pelas câmaras de vereadores. Enfim, alguém acima de qualquer suspeita, até porque não deixa rastros. O suspeito de corrupção é sempre íntimo do poder, às vezes até o integra.

POLÍTICOS

Quando se trata sobre este assunto, a gritaria é geral. Todo mundo se queixa dos políticos corruptos e passa até a maldizer a política que, para muitos, se tornou sinônimo de corrupção. Mas, então, se todos os detestam, por que parece impossível acabar com eles?


Uma coisa é certa: Nenhum deles ganhou na loteria seu cargo de prefeito, vereador, deputado ou governador. Não se sabe também de ninguém que esteja nessas funções e que tenha ali caído de pára-quedas. Estão ali porque foram eleitos. Noutras palavras, a culpa de termos corruptos no executivo ou no legislativo é também dos eleitores. Os eleitores que os amaldiçoam, são os mesmos que os elegeram, ou pior ainda, os reelegeram.

O QUE ACONTECERIA SE A CORRUPÇÃO FOSSE REDUZIDA À METADE?

  • MORTALIDADE INFANTIL
Redução de 51%. No Brasil, onde 44 em cada 1000 crianças morrem antes dos 5 anos de idade, isso representaria esperança de vida para mais 22 crianças. 

  • DESIGUALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Redução de 54%

  • PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO QUE VIVE COM MENOS DE 2 DÓLARES POR DIA
Queda de 45%. No Brasil, isso tiraria da pobreza 32 milhões de pessoas.
Fonte: Banco Mundial

 http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducdroga.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!