A cartilha aborda  de forma simples todos os aspectos envolvidos na poluição sonora. O tema  é apresentado nas primeiras quatro páginas em uma história em  quadrinhos cujo personagem principal é Silento, que nunca consegue  descansar por causa do barulho que o cerca e acaba tendo problemas de  saúde por conta disso. A cartilha traz, já na HQ, alguns conceitos  importantes sobre o problema, resumindo todos os aspectos relacionados à  poluição sonora.  
Nas  páginas seguintes, o leitor encontrará orientações sobre o que fazer e a  quem procurar caso esteja sendo prejudicado com a poluição sonora. Com  abordagem ampla, a cartilha traz orientações específicas também para  poluidor, proprietário de veículo, policial militar e civil, agente de  trânsito e construtor, mostrando o que cada um deve fazer para que a  legislação contra poluição sonora seja cumprida. Há, ainda, um resumo de  todas as leis existentes sobre o tema e uma lista com telefones e  endereços de todos os órgãos a quem cabe algum papel no controle da  emissão de ruídos.
No  capítulo com respostas às dúvidas mais freqüentes, ficamos sabendo que  medir o som com decibelímetro só é necessário quando o objetivo é provar  uma infração administrativa. Para considerar a emissão de ruído como  crime ou contravenção penal, bastam testemunhas e documentos, como  atestados médicos, gravações em áudio ou vídeo, por exemplo.
A poluição sonora  é, atualmente, uma dos maiores motivos de reclamações da população ao  Ministério Público. Em vários municípios, os promotores vêm atuando  contra o problema, seja cobrando a atuação dos órgãos de controle, seja  emitindo recomendações ou realizando termos de ajustamento de conduta  com os poluidores. Causadora de estresse e até de confrontos entre  vizinhos, a poluição sonora é considerada um problema de saúde pública e  de segurança.
oi!
ResponderExcluirah se todas as cidades tivessem esta mobilização-
aqui em Salvador está precisando urgente de socorro-
vocês e deram exemplo do que posso fazer na próxima cidade que morar , pois em capital - estou me sentindo pequena e a mercê dos maiores-
parabéns -
os temas abordados muito bem colocados
conheci este blog atraés da giovanna -blogueira como eu - e idealista tb
bj
lu