Encontro de Reflexão e Cultura desperta valores e atitudes entre a nova geração de jacuipenses
Neste último final de semana, cerca de 20 jovens participaram do Encontro de Reflexão e Cultura promovido pela Fraternidade Sal & Luz, que é uma ONG de cunho espiritualista, voltada para a formação de valores e atitudes capazes de melhorar a vida em sociedade.
Durante o encontro, sediado na Aspam, foram apresentados vídeos sobre temas da atualidade, como prevenção às drogas, pobreza e atitudes coletivas. Os jovens, em sua maioria, estudantes do nível médio das escolas públicas do município, participaram de dinâmicas integrativas e construíram painéis para expressar a opinião do grupo sobre problemas locais e alternativas culturais e sociais para Riachão do Jacuípe.
A coordenação da Fraternidade Sal e Luz explicou que um dos objetivos do encontro é superar a mentalidade meramente tradicional, despertando nas novas gerações, formas mais completas de enxergar a realidade local e global, numa perspectiva de inclusão e de desenvolvimento integral da sociedade jacuipense, ainda marcada pelo comodismo, superficialidade e pela falta de atitudes ecológicas e cooperativistas, que vêm fazendo a diferença em outros lugares do Brasil e que parecem muito tímidas ainda, em Riachão do Jacuípe.
No domingo, pela manhã, foi exibida uma reportagem feita pela ONG Visão Mundial sobre a pobreza numa periferia brasileira. A maioria dos participantes do encontro se emocionaram com o conteúdo da reportagem que mostra uma família que não perde a esperança, apesar da situação de pobreza extrema em que se encontra.
Ao opinar sobre a importância do evento, alguns participantes, a exemplo de Tamires, Rosana e Gil afirmaram que o encontro serviu para complementar conhecimentos da cultura, da religião e do meio social, e que ajuda na formação de novos cidadãos. Na opinião de outros estudantes como Elton, Vanessa e Silmara, que também participaram do encontro de Reflexão e Cultura, esse evento ajuda os jovens a entender melhor a importância da vida e a entender alguns aspectos da sociedade jacuipense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.
Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.
Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!