As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

sábado, 26 de março de 2011

Riachão - Mulheres se reúnem para debater políticas públicas no município

O MMTR (Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Riachão do Jacuípe), reuniu neste sábado (26) pela manhã mulheres da zona rural no Clube Lira 8 de Setembro em Riachão do Jacuípe.

As militantes sociais debateram sobre Políticas Públicas para Mulheres em Riachão. Segundo uma das militantes e organizadoras do Seminário, Mara Araújo, o evento faz parte do Projeto Federal Março Mulher que junto com o Movimento Nacional de Mulheres já realizou três Conferências sobre a mulher, enquanto a nível Municipal ainda não aconteceu nenhuma em Riachão.

“A intenção é fomentar políticas públicas para mulheres em Riachão e organizar futuramente uma Conferência para pensarmos os espaços de atuação da mulher na sociedade, por exemplo, em Riachão não temos nenhuma mulher ocupando na Câmara Municipal o cargo de vereadora”, justificou.

O Seminário contou com a participação de mulheres das comunidades rurais de Mandassaia, Licurí, Lagoa do Golfo, Chapada e Barreiros. Além disso, a mesa que mediou o evento foi composta pelas mulheres Maria Vandalva, Técnica de Gêneros do MOC, da médica Gleide Dórea, da Historiadora e professora Marinélia Silva, e de Néia Bastos, representante da Deputada Estadual Neuza Cadore.

Debates

A médica do Município, Gleide Dórea, iniciou sua fala criticando a falta de políticas públicas e de manifestações no dia 08 de março para as mulheres por parte da sociedade civil e da gestão pública em Riachão do Jacuipe.

Já a Historiadora e Doutoranda Marinélia Silva abordou sobre o tema “A mulher na política jacuipense”. Em sua apresentação ela falou de mulheres que já despontam no cenário político como Tânia Matos, candidata a prefeita nas eleições passadas em Riachão, e da própria Gleide Dórea, que promete se candidatar em eleições futuras.

Segundo ela, só cinco mulheres passaram pela Câmara Municipal, as ex- vereadoras Catarina Roma, mais conhecida como Catarina do Hospital, eleita em 1989 a 1992, Nilza do Barreiros, Anaivânia Soares e outras. Marinélia lembrou ainda de mulheres como Idalina Soares, que já lidera por muito tempo a Lavagem das Prostitutas a São Roque em Riachão.

Avaliar conquistas

A técnica do MOC Maria Vandalva defendeu que o momento é, sobretudo, de avaliar as conquistas e de pensar na importância dos desafios, de projetar caminhos para o futuro das mulheres.

Para Néia Bastos, quando se fala no “Março Mulher”, fala-se de atividades que o Movimento Nacional vem realizando em todo o país.

“No nosso caso, falamos das ações que estamos sempre promovendo e apoiando aqui em nossa região, sobretudo focando na violência contra a mulher, que nos leva a pensar no tema ‘Participação e controle Social da Mulher nos espaços sociais’, espaços esses que ela só conseguirá conquistar quando superar suas limitações”, defendeu Néia.

O evento contou ainda com a participação e animação das mulheres sambadoras da Comunidade da Mandassaia, as mesmas integram o Grupo de Samba de Roda Arte Mulher.

“Estou muito feliz em ver tantas mulheres começando a se organizar em busca de seus espaços”, disse Hosana Carneiro, integrante do movimento.

Por Laura Ferreira 
http://www.interiordabahia.com.br/p_historia/14183.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!