As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão deixa Bahia e outros seis estados do Nordeste sem luz após falha em sistema de proteção

A Bahia ficou sem luz no final da noite dessa quinta-feira (3). O problema atingiu boa parte do Nordeste - além da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba foram afetados. A energia começou a faltar por volta das 23h20 e em alguns lugares começou a voltar a partir das 00h30, mas ainda não foi completamente restabelecida.
O apagão ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, em contato telefônico. Arnaud ainda explicou que a subestação afetada possui seis linhas de grande porte que movimentam 500 mil wolts em alta tensão.

"Houve uma falha em um componente eletrônico já identificado pelos técnicos e que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ordem, esse componente transmitiu uma mensagem para desligar toda a instalação. Com o sistema desequilibrado, os impactos foram sentidos em usinas como Paulo Afonso e Xingó. As únicas que não foram afetadas são as de Sobradinho e Boa Esperança", afirmou.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos e os trabalhos começaram desde o momento em que a falha foi verificada, às 23h20. Ele ainda informou que, seguindo uma determinação da operado nacional, um relatório será realizado para investigar como o problema aconteceu e encontrar uma maneira de evitar novas interrupções no fornecimento de energia elétrica.

De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados. A Chesf não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.


De acordo com relatos, falta energia em Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Recife e Natal, dentre outras que também estãm sem luz - dos estados do Nordeste, somente Maranhão e Piauí não foram afetados. Na Bahia, além de Salvador, leitores relatam que falta energia em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Camaçari e Porto Seguro, dentre outros.

O assunto é um dos mais comentados pelo twitter e a hashtag #apagão está nos trending topics.

Apagão
O país sofreu uma "crise do apagão" em 2002. Represas ficaram vazia por conta de uma falta de chuvas, prejudicando a geração de energia.  Com o nível baixo de água nas hidrelétricas, os brasileiros tiveram que racionar energia.

Em 2009, 18 estados ficaram sem energia depois de um problema na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. As informações são do Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!