As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estudantes sofrem sem transporte


Universitários podem abandonar cursos por falta de transporte

Enquanto todos se orgulham pelo sucesso dos jacuipenses nos vestibulares, muitos universitários podem até abandonar a faculdade porque a gestão municipal não garante assistência ao cidadão de baixa renda que tende a engrandecer o nome do município e contribuir para o seu desenvolvimento humano e social. Em face dessa situação, a Associação de Estudantes de Riachão do Jacuípe (AERJ) realizou uma reunião ontem, no Colégio Oswaldo Cruz, com a participação do secretário municipal da Educação, Jucemar da Costa, dos vereadores José Carlos Matos e Antônio Brito Jr., presidente da Câmara Municipal, além de representantes dos Mobilizadores Sociais. Universitários compareceram em massa para cobrar ações concretas do governo municipal quanto ao transporte para as universidades próximas, que tem sido precário e, em muitos casos, inexistente. A discussão foi intensa, sobretudo a partir do momento que se mencionou o desperdício de combustíveis para servir a interesses particulares e mau uso do ônibus que serve à educação, conforme se deduz de representações ao Ministério Público e relatos confiáveis feitos por parlamentares e cidadãos, ao longo do tempo.
A estudante Nete emocionou a todos ao relatar situações humilhantes que enfrenta para ir à faculdade, por negligência do poder público. Outros universitários e familiares que compareceram à reunião também afirmaram que muitos jovens estão correndo o risco de abandonar seus cursos por falta de condição financeira para arcar com o transporte, sem contar que se aventuram em caronas com desconhecidos ou até pagam motoboy para ir a Feira de Santana, em dias de prova.
O secretário Jucemar da Costa (Dedel) admitiu que desconhece algumas situações sérias que envolvem o ônibus adquirido com recursos do Fundeb e que não tem controle sobre o veículo destinado a servir à sua pasta. O presidente da Câmara se comprometeu a buscar soluções, mas foi observado durante a discussão que promessas semelhantes vêm sendo feita há anos, sem solução nenhuma. Embora a lei não obrigue o prefeito a custear a educação superior, não há impedimento legal para que ele auxilie os universitários, inclusive há dispositivo na Lei Orgânica do Município que prevê o incentivo à cultura e ao conhecimento científico, o que seguramente seria um investimento do ente federativo em seu próprio futuro, mas ficou evidente através da discussão pública que falta vontade política e planejamento administrativo para que se chegue a traçar uma política de assistência estudantil para os jacuipenses.

6 comentários:

  1. Ainda vem secretário de educação, prefeeito e não sei quem dizerem "zelar" pela educação. Vamos acordar pessoal, até quando seremos sacos de pancada???? Senhores(ic), faça-nos favor, caíam fora!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isto é caso de vergonha para um município que aprova tanto em Universidades.
    Acordem estudantes isto não pode acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Para saber porque o prefeito não apóia a educação, é só reparar na "distribuição de renda" do nosso município. Algumas pessoas que não tinham casa, hoje tem mansões, não tinham meio de transporte (nem sequer uma bicicleta!) hoje tem carros novos.
    O conhecimento se torna uma arma contra aqueles governantes que só conseguem olhar para o próprio umbigo!É de interesse de quem freiar o conhecimento?
    O ensino público municipal do nosso município é uma vergonha! Os universitários não tem apoio e muitos passam no vestibular e não conseguem cursar por falta de dinheiro para o transporte. QUANDO RIACHÃO VAI ACORDAR???
    E a coisa é tão suja, maquiavélica, que nem ao menos posso me identificar, pois tenho certeza que se assim o fizer, serei perseguido e infelizmente PRECISO do subemprego que tenho.
    Deixo aqui meu desabafo e indignação!

    ResponderExcluir
  4. Riachão do Jacuípe não tem universidade pública, sendo necessário nós estudantes nos deslocarmos para outras cidades em busca de conhecimento científico e tecnológico.
    É uma vergonha um governo dizer que educação é prioridade e não fazer o mínimo para melhorá-la que é dar suporte a esses universitários que foram aprovados no vestibular e não tem condições de bancar com o transporte e moradia.
    outras cidades bem menores que Riachão (ou com o mesmo porte) como Serra Preta, Baixa Grande, Coité, Ichú,.. bancam o transporte para os universitários e Riachão não pode bancar?
    No lugar do Trio Pancadão, por que não comprou um ônibus para atender aos estudantes? Quanto custa para o município uma Festa de Vaqueiros que toda semana promove nos povoados? Agora fazendo uma comparação, quanto custa para o município custear o transporte universitário?
    Depoimentos feitos na reunião da AERJ sensibilizou muitos estudantes e autoridades locais e que é importante frisar é que neste governo, diferentemente do que foi dito em palanque, a prioridade é TRIO PANCADÃO, FESTA DE VAQUEIROS, AVIÕES NO SÃO JOÃO, VIAGENS PARTICULARES PARA PRAIAS... AINDA ABREM A BOCA PARA DIZER QUE O MUNICÍPIO NÃO TEM CONDIÇÕES DE BANCAR MÍSEROS R$ 50.000,00 ANUAIS COM O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO?

    ACORDEM!!! ESTÃO UTILIZANDO O DINHEIRO PÚBLICO PARA FUTILIDADES!???

    ResponderExcluir
  5. Imaginem se nós estudantes não pudéssemos contar com a boa vontade dos conterrâneos e dos motoristas que trafegam pela BR 324, esses sim, reconhecem os esforços dos estudantes jacuipenses que se deslocam diariamente ,colocando suas vidas em risco,para conseguirem sua graduação...E ainda tem que ouvir que os estudantes não fazem nada para dar uma contra partida ao municipio
    BASTA de Hipocresia!!!!!!
    ACORDA POPULAÇÂO JACUIPENSE!!!!
    EDUCAÇÂO NÂO É E NÂO SERÀ PRILORIDADE PARA ESSE GOVERNO

    ResponderExcluir
  6. Vocês sabem que o Sr Secretário de Educação foi estudante e conhece de perto o sofrimento que é depender de caronas de desconhecidos para conseguir chegar até a Universidade....É patética essa situação!!!
    ACORDEM ESTUDANTES!!!!!
    VOCÊS NÃO PRECISAM FICAR CALADOS PARA TEREM SEUS DIREITOS RECONHECIDOS!!!!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!