As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

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Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

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sábado, 22 de janeiro de 2011

Como montar uma associação de moradores em sua comunidade


Associação de Moradores...Para quê?
Autoria AMFM I
1. Associação de moradores é a UNIÃO e ORGANIZAÇÃO de moradores, podendo ser de uma rua, quarteirão, bairro, vila, etc;
2. É uma das maneiras essenciais de solidariedade entre os moradores;
3. É um espaço comunitário, que permite aos moradores trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida;
4. É uma das ferramentas do homem organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano;
5. É aquela que organiza as lutas e mobiliza os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da necessidade do nosso dia-a-dia;
6. A associação de moradores é o espaço privilegiado que faz crescer a consciência de todos nós, que desejamos construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania.
A importância de uma Associação de Moradores:
É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos dos moradores que pagam os seus impostos. E é importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os MORADORES NÃO ESTÃO A PEDIR NENHUM FAVOR...A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente, qual destas lutas são as mais prioritárias: segurança, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, etc.
As prioridades / assuntos e respectivas reivindicações, devem ser determinadas em discussão democrática e em assembleia-geral com os moradores.Por isso é importante a existência da Associação de Moradores, para reunir, convocar, unir as forças e organizar a população.A Associação é uma ferramenta, que os moradores tem a seu favor.
É um espaço ao serviço do bem comum do bairro e da cidade. Não deverá ser, nunca, um meio para a constituição de Milícias Populares (puníveis por Lei) mas um espaço onde a população reunida e organizada possa utilizar (por sua conta e risco) esses métodos para atingir um fim, ao não serem encontradas respostas por parte do "poder político"...
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=4&ved=0CC4QFjAD&url=http%3A%2F%2Famfm1.com%2Findex2.php%3Foption%3Dcom_content%26do_pdf%3D1%26id%3D14&ei=CfgyTc-UKMrogQfDtODJCw&usg=AFQjCNEvvp3pG-UJ8TGJa3lvcamY6d8L_g&sig2=AfU5kkMdCYBgWVXUkPlClg

Primeiros passos para uma Associações de Moradores 

A finalidade das associações de moradores é, de maneira geral, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As associações tem o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educacionais, de saúde, etc, que ocorrem no bairro e por meio de um representante eleito pelos moradores (membros da associação), estes problemas são levados ao conhecimento do Poder Executivo municipal e cobradas as necessárias providências.

Confira as dicas para começar uma associação de moradores em sua comunidade:

1. Reúna um grupo de pessoas para discutir a idéia (você pode formar associação de moradores de uma rua, de um prédio, de um bairro, de uma vila...).

2. Defina quem serão as pessoas que farão parte da diretoria da associação. Deverá ser composta por:

Presidente

Vice-Presidente

Tesoureiro

Vice-Tesoureiro

1o Secretário

2o Secretário

Conselho fiscal (6 pessoas)

3. Prepare um Livro de Atas, onde deverá constar a criação da associação, nome da mesma, data de fundação, membros e cargos da diretoria e a assinatura de todos os presentes.

4. Organize uma ficha com dados das pessoas que farão parte da associação. Subentende-se que todos os moradores da área de abrangência da mesma faça parte dela, porém, nada como uma ficha assinada pelos moradores para dar maior credibilidade.

5. Escreva um estatuto onde constará a finalidade, função, responsabilidade, e outras informações sobre a associação, membros da diretoria, dos moradores, etc.

6. Registre o estatuto em cartório e providencie o CGC para que a associação seja legal.

Atenção:

Obtenha declaração de utilidade pública municipal e utilidade pública estadual. Isto não é imprescindível, porém muito importante. 
http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=1445

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Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!