A partir de janeiro, os vendedores  de leite de Riachão do Jacuípe, conhecidos como “canequeiros”, estão  proibidos de vender leite fora dos critérios determinados pela  Vigilância Sanitária. A decisão foi do Ministério Público do município,  com base na lei 8.137/90, inciso IX. Segundo a lei, o leite vendido  pelos “canequeiros” é impróprio, já que o mesmo é retirado das  propriedades rurais, sem o adequado manejo e comercializado sem as  devidas condições higiênicas. 
Polêmicas
Para  a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia- ADAB, o manejo e  transporte adequado do leite é a garantia de saúde pública, pois o leite  pausterizado e esterilizado combate as bactérias, garante a saúde e a  modernização da agropecuária jacuipense. A medida é polêmica, já que  Riachão, localizado no sertão nordestino, a venda do leite em casa é uma  tradição, além de ser uma maneira de gerar de emprego e renda.
Padrões
Para  seguir os padrões determinados pela Lei, o leite deverá ser conduzido a  uma cooperativa de Capela do Alto Alegre, município localizado a 80  quilômetros de Riachão. O transporte que vai encarecer a venda do leite.    Para a comerciante do ramo hoteleiro, Maria do Nascimento Pereira,  mais conhecida como “Tia Preta”, a medida é inútil e pouco eficaz:
“Quando  o leite vinha de Capela cortava todo, eu perdia dinheiro e deixava os  clientes insatisfeitos já que o leite é pouco consistente, então é  melhor comprar leite em pó. É mais caro, mas é eficiente”, comenta.  Os  representantes do Ministério Público e a ADAB não foram encontrados para   esclarecimentos.
Por Patrícia Roma.
http://www.baianafm.com.br/site/index.php/component/content/article/1-ultimas/271-riachao-do-jacuipe-venda-de-leite-e-proibido-.html
Sabemos que a Lei deve ser cumprida... mas ficam as perguntas:
Como os pequenos produtores, que não têm recursos, poderão se adequar a esta Lei?
Está disponível algum incentivo como linha de crédito com com cobrança de juros a taxas justas?
Qual a posição do gestor municipal neste caso? 

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.
Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.
Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!