Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo aconteceu no último sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 120 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.
O objetivo do PPA foi discutir e definir a metodologia a ser usada a partir de sugestões e indicações de demandas da sociedade civil organizada para elaboração dos programas e ações que irão compor o Plano de Governo.
Pela manhã, o evento teve início no Clube Lira 8 de Setembro, onde foi formada a mesa para abertura do PPA 2012. Dentre muitos, a mesa foi composta por Mateus Martins, articulador do Território da Bacia do Jacuípe, Joilma Rios, representante do Território, pela deputada Neusa Cadore (PT), representantes do Secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e do Secretario de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena.
Mateus Martins, que é também um dos integrantes do CAPAA - Conselho de Acompanhamento do PPA, afirmou que o percentual de 15% atendidos no último PPA pelo governo não é desanimador, e que significam muito dentro do contexto histórico e político que o governador encontrou a Bahia, mas disse que é preciso superá-lo. “Precisamos sair dos 15%, precisamos superar os bilhetinhos com pedidos individuais dos deputados de nosso Território”, defendeu.
Já para Florival Oliveira, artista plástico jacuipense e presente no evento, o PPA abre para Riachão uma compreensão e entendimento da importância que tem o Território enquanto organismo pensante na linha de ações do governo e da sociedade civil, porém, ele cobrou representações. “É uma pena que em Riachão falte ainda alguém, enquanto representação da sociedade civil jacuipense, à frente de discussões no Território”, enfatizou.
Participação da população jacuipense
Segundo observações de alguns presentes, a sociedade jacuipense ainda tem muito que se organizar. Para o prefeito Lauro Falcão, em sua fala, a organização errou em não divulgar melhor o evento sediado em Riachão e mandou seu recado aos articuladores do Território. “Eu, por exemplo, fiquei sabendo disso ontem”, argumentou, pedindo que, da próxima vez, fosse avisado com antecedência.
Porém, o prefeito que mostrou preocupação com o número reduzido de seus munícipes no evento, retirou-se com seus companheiros de grupo logo após a sua fala, ainda pela manhã, ficando de fora das discussões e reivindicações realizadas pela tarde.
Entre os prefeitos que pertencem ao Território, e presentes e no PPA, permaneceram os de Baixa Grande, Quixabeira, Capela do Alto Alegre e Nova Fátima.
O evento do PPA contou também com representantes políticos do PT e DEM de Riachão do Jacuipe e região, mas a participação de fato só foi feita por alguns.
Dentre os eixos temáticos do PPA, que foram divididos em salas pela tarde, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, estão os núcleos de Educação, Saúde, Inclusão Social e Afirmação de Direitos, Agropecuária dentre outros.
Por Laura Ferreira.
http://www.interiordabahia.com.br/p_politica/15133.html
B.M.: O Prefeito de Riachão dizer que ficou sabendo do evento com apenas um dia de antecedência é, no mínimo, colocar em cheque sua assessoria de imprensa e o seu próprio interesse pelo município...
O evento foi divulgado, sim!
O evento foi divulgado, sim!
Se estivesse realmente interessado, teria ficado e não apenas marcado presença. Ficou feio para ele e para o Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.
Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.
Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!