As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

sábado, 14 de maio de 2011

Riachão do Jacuipe promove I Fórum de Cidadania com o tema 'O Povo é o Poder'

Tradicionalmente, um dia oportuno. Nesta sexta-feira, 13 de maio, no Clube Lira 8 de Setembro, em Riachão do Jacuipe, políticos e cidadãos comuns se reuniram para discutir sobre o tema “O Povo é o Poder. 
 
A iniciativa que partiu do senhor Amarilio Soares, mais conhecido como Tio Lio, teve o objetivo, segundo ele, de conscientizar o povo para a cidadania e coibir a prática da compra de votos em Riachão do Jacuípe.

O evento trouxe como subtema a frase do comunista Kall Max, “O Poder emana do povo e por ele será exercido”. Na abertura foi exibido um vídeo com alguns depoimentos de cidadãos jacuipenses traçando o perfil de como deve ser o futuro prefeito de Riachão. Como estratégia de comparação ao tema do Fórum, foi exibido também, o vídeo com imagens do movimento pela liberdade do vendedor de leite, o senhor Raimundo.

Após as exibições, o evento seguiu com um debate aberto ao público presente. Embora, o mediador, Tio Lio, tenha enfatizado que as falas deveriam ser breves e sem fuga ao tema, a maioria se excedeu. Outro fato curioso foram as referências unânimes ao gestor municipal e sua “má” administração, todos sem exceção, demonstraram a necessidade do perfil de um futuro prefeito bem diferente do gestor atual, o senhor Lauro Falcão.

Participação dos cidadãos

Diferente das falas de alguns políticos presentes, pois muitos usaram de suas retóricas bem particulares, a professora e historiadora Marinélia Silva deixou alguns questionamentos que atraiu o apoio da plateia com calorosas palmas.

Ela questionou, enquanto cidadã, segundo ela sem pretensões políticas, a partir de expressões como: “quem nunca comprou voto aqui em Riachão”, referindo-se às diversas formas dessa prática, e aos que a praticam. Bem enfática, a professora continuou:

“E quem não se vende? Recentemente o Governador Jaques Vagner vendeu a barba e colocou quinhentos mil reais no seu bolso”, criticou e finalizou citando fatos recentes na cidade que, para ela, foram demonstrações de ditadura e censura.

Um dos fatos referidos pela professora aconteceu no dia da libertação do senhor Raimundo, no momento em que colocaram a música de autoria do cantor Marcus Sena, Pé de Barriguda, no carro de som que acompanhava a manifestação, e imediatamente, a polícia militar pediu que retirassem o cd do cantor.

“Em uma cidade onde não se pode ouvir livremente uma música, como podemos falar de corrupção? E a música apenas fala das limitações culturais de nossa cidade. Questionou também, o recente incêndio provocado no carro da repórter Alana Adrielle, por pessoas não identificadas, para ela, um ato de coesão e ditadura”.

Após a professora, Alana Adrielle acrescentou à fala de Marinélia, declarando, que o incêndio em seu carro não passou de retaliações por conta da gravação que fez da conversa comprometedora, que teve com o prefeito Lauro Falcão. Essa mesma gravação foi publicada em matéria, e em primeira mão neste portal.

Outra fala marcante foi da estudante universitária, Isabela Souza, a mesma fez reflexões em torno do perfil correto de um candidato, citando a compra de votos: “Comprar voto é pegar o dinheiro de todo mundo e dar para um só”, lembrou fazendo a relação entre a prática a favor do individual em detrimento do coletivo.

Participação dos Políticos

Uma fala, dentre outras, que condisse muito bem com o tema foi a do ex-vereador José Avelange (PT) o mesmo lembrou que além de idealizarmos um perfil exemplar de prefeito é preciso que pensemos nos projetos políticos de cada um deles.

O vereador Carlos Matos (DEM), lembrou que o palanque político devia ser evitado no Fórum e que perfilar um futuro prefeito, candidatos e pré-candidatos ainda é muito cedo.

Outra mulher, além da professora Marinélia e da estudante Isabela, foi a da possível candidata a prefeita, a médica Gleide Márcia, ela lembrou que o perfil do futuro prefeito tem de ser o de um ou uma gestora responsável e comprometida em ouvir os anseios da população.

Além dos já citados, Raimundo da Caixa, Mateus Martins, ambos do PT, do coordenador da Ong Mobilizadores Sociais, Josemar Carneiro, e outros participantes, também deixaram suas opiniões sobre o perfil do futuro prefeito para Riachão.

O Fórum contou ainda com representantes políticos como, Diretor do Hospital Municipal, Zé Filho, o sogro do prefeito, o senhor Zé Vodio e outros que se mantiveram distantes, e que não quiseram se comprometer e falar sobre o perfil de um futuro gestor público.

Por Laura Ferreira
http://www.interiordabahia.com.br/p_politica/15004.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!