As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jacuipenses fazem campanha pela implantação do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral

Militantes sociais de Riachão do Jacuípe acabam de lançar um mecanismo de arrecadação de recursos para a implantação do Comitê de Combate à Corrupção eleitoral, na sede do município. A coordenação do Projeto Sala de Leitura, que está à frente da iniciativa, com apoio dos Mobilizadores Sociais, se cadastrou num site de ideias colaborativas que já foi tema de reportagem das maiores revistas brasileiras. Trata-se do www.vakinha.com.br pelo qual as pessoas podem propor uma “vaquinha” totalmente on-line e contar com a colaboração dos interessados. Cada pessoa escolhe a quantia que quer doar e a melhor forma de repassar o dinheiro, seja através de cartão de crédito, transferência ou boleto bancário. O site é bastante seguro, transparente e mantém todo histórico de arrecadação publicado junto a cada proposta. Assim, tem atraído a atenção de muitas pessoas, em todo o país.
 
A ideia dos militantes, em Riachão do Jacuípe, é arrecadar, até o final de janeiro de 2012, uma quantia suficiente para um ano de aluguel de um imóvel, onde deverá funcionar, além do Comitê da Lei 9840, que combate a corrupção eleitoral, serviços básicos de cidadania, tais como o envio de manifestações às ouvidorias dos principais órgãos públicos do país. Todas as pessoas interessadas em colaborar podem acessar o site www.vakinha.com.br e seguir as instruções.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Acesso a documentos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais

Site desenvolvido pela CGU oferece mecanismos de busca que esclarecem Lei de Acesso a Informações
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta última sexta-feira (18/11), a Lei de Acesso a Informações, que garante aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais dos três Poderes.

Com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre os principais pontos da Lei, a Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu o site www.cgu.gov.br/acessoainformacoes. Além de destrinchar a Lei de forma didática, com artigos e palavra-chave, o espaço virtual também navega por temas como perguntas mais frequentes, exceções à regra de acesso e divulgação de eventos relacionados ao tema.

O Brasil tem agora o desafio de assegurar a implementação efetiva da Lei, enfrentando barreiras de natureza cultural, técnica, tecnológica e de caráter administrativo para a operacionalização do sistema de acesso às informações públicas. Um ponto fundamental nesse processo será a capacitação dos servidores, dado que sua atuação será fundamental para o sucesso dessa implementação. Outro requisito essencial será o desenvolvimento dos sistemas eletrônicos indispensáveis para a tramitação e o controle dos pedidos.

A CGU, no âmbito do Governo Federal, adotará medidas para apoiar a capacitação dos servidores públicos federais, a estruturação dos serviços de informações ao cidadão nos órgãos federais e o estabelecimento de procedimentos para o funcionamento do sistema de acesso a informações públicas. A Controladoria será, também, ao lado da Comissão de Reavaliação, composta por ministros de Estado, uma das instâncias responsáveis por decidir sobre recursos a pedidos de informação negados no âmbito do Poder Executivo.

A Lei

A Lei de Acesso a Informações regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com vigência após decorridos 180 dias da publicação. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública. A partir dessa lei, a informação pública é a regra, e o sigilo, somente a exceção.

Também estão previstas medidas de responsabilização dos agentes públicos que retardarem ou negarem indevidamente a entrega de informações. Para preparar a Administração Federal para essa nova era, a CGU firmou projeto de cooperação com a Unesco e vem, desde 2010, realizando pesquisas e montando cursos para capacitação dos servidores.

Conheça aqui o site sobre acesso a informações públicas >>
http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=3081

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DESARMONIA EXISTENCIAL E CÂNCER.

Sempre que se fala em câncer, o hábito de bebida alcoólica e o tabagismo são apontados como causa principal.Além destes fatores, são citados com certa frequência a poluição, o estresse e os maus hábitos alimentares.

Para entender o que vem a ser o câncer, como preveni-lo ou curar-se dele.Deve-se estudar os seus mecanismos e como funciona o ser humano, sua fisiologia.O câncer nada mais é do que uma desorganização celular resultante da crônica desarmonia a que qualquer ser animal é submetido ao longo da sua existência.

Sem sombra de dúvidas, o homem, é o mais bem evoluído ser vivo na face da terra.Dentre tantas potencialidades,a da auto cura é uma delas e, a que, mais deveria ser estudada, para que essa potencialidade possa ser revertida em seu benefício.O que resultaria numa existência saudável e benéfica para todos.

Provavelmente,o homem, é o único mamífero que tem plena consciência da sua dualidade;morte e vida.Daí o seu maior dilema.Não saber responder na sua totalidade: quem É, o que Quer e por Quê.

Ao mesmo tempo em que é o ser vivo mais completo,inteligente e generoso, pode ser o mais ignorante,egoísta,violento e estúpido ser que habita este planeta.

Quando falamos em desarmonia estamos nos referindo à desarmonia existencial.Desarmonia essa causada por essa dualidade do ser positivo e ser negativo.Honesto e desonesto.Ético e anti ético. Nascemos para sermos felizes,solidários e íntegros.Contrariar esses princípios é levar à desarmonia existencial-celular.

O nosso egoísmo,o nosso desenfreado desejo de ´´sucesso``, a qualquer custo,é o gatilho que, ativado, leva à desarmonia existencial. Afinal,o que é o sucesso?

Acreditar que, a cura do câncer está só no que nos oferta a medicina é um ledo engano.Desenvolver as nossas potencialidades de auto-cura, procurar um estado de Harmonia Existencial, saber perdoar e administrar e/ou entender o lado negativo que está dentro de nós é,sem dúvida, o maior elemento de cura para o câncer.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
http://eduardoleite.blogspot.com/2011/10/desarmonia-existencial-e-cancer.html

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Filme premiado é exibido para os moradores da Barra

A Sala de Leitura exibiu na terça-feira, dia 1º, o premiado filme O xadrez das cores, de Marco Schiavon, para a comunidade do bairro da Barra, em Riachão do Jacuípe. O curta que já vinha sendo trabalhado em sala de aula, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, aborda de forma bastante criativa a difícil relação entre uma idosa de pele branca e olhos azuis e uma empregada doméstica negra.

Mães com seus filhos e alguns jovens formaram a pequena plateia que ocupou o auditório do abrigo dos Vicentinos. A ideia, segundo os organizadores do projeto, é despertar a atenção da comunidade para o sistema de empréstimo de livros e materiais culturais que funciona no local. Além disso, é possível fortalecer também as experiências de cineclube que vêm surgindo na cidade, como é o caso do Cineclube Olney São Paulo, dirigido pelo atleta e documentarista jacuipense José Jorge. 

A Sala de Leitura está inscrita no Edital Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura, e concorre a uma premiação em recursos financeiros para a compra de acervo literário, móveis e filmes.

O economista Matteus Martins e o empresário Fernando do Aprovado, que apoiam a iniciativa, também acompanharam a exibição do filme e incentivaram a continuidade de iniciativas do gênero.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Professores da rede municipal de ensino voltam a parar em Riachão do Jacuipe

Nesta quinta-feira (20), à 9h, os professores do município de Riachão do Jacuípe vão parar as suas atividades e se reúnem com o prefeito Lauro Falcão pra negociar o Plano de Cargos Salários.

A situação vem se arrastando há mais de dois anos e até o momento o prefeito nada fez para resolver o problema.

Outra preocupação do Sindicato da classe é em relação ao desconto que o município vem fazendo do servidor, mas não repassa ao INSS, o que atrapalha o funcionário público no momento da aposentadoria.

A SINSPUM alerta aos professores que se sentirem prejudicados que acompanhem o CNIS – Cadastro Nacional de Informações, no período da contribuição.

Por Noroel Fernandez 

http://www.interiordabahia.com.br/p_educacao/17665.html

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Riachão: Ponte sobre Rio Sacraiú corre risco de desabar e prejudica os usuários

A ponte sobre o Rio Sacraiú, a 12 km da sede de Riachão do Jacuípe, está com a sua estrutura completamente comprometida, colocando em risco a vidas de pessoas que transitam para os municípios de Riachão, Pé de Serra, Ipirá e Serra Preta.


O trecho comprometido fica entre Pilões e o Povoado de Salgado, e tem preocupado os usuários que transitam nesta importante via de acesso, principalmente os que precisam se deslocar entre os municípios de Riachão do Jacuipe, Pé de Serra, Ipirá, Serra Preta e Pintadas.



A ponte foi constrúida há quase 20 anos e precisa de manutenção. Segundo apurou a reportagem do Interior da Bahia, há cerca de dois anos, exatamente quando das comemorações pelo Dia do Trabalhador, foi feito um apelo ao Prefeito de Riachão do Jacuipe e outras autoridades responsáveis para que recuperassem a referida ponte.



Na oportunidade, o prefeito de Riachão do Jacuipe, Lauro Falcão Carneiro, se comprometeu em solucionar o problema, mas, até o momento, nada foi feito.



A situação tem causado prejuízos aos moradores da região de Pilões, Salgado, Martezona, Baliza e Lagoa da Caiçara, localidades mais afetadas com a degradação da ponte.

Por Noroel Fernandez - correspondente
http://www.interiordabahia.com.br/p_meio_ambiente/17626.html

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lixão provoca morte de animais e polui rio no interior da Bahia

 

Moradores se sentem incomodados com mau cheiro e presença de urubus.

Depósito está localizado na zona rural de Riachão do Jacuípe.

 Visualize o vídeo AQUI.


Um depósito de lixo sem tratamento tem provocado mau cheiro e transtornos para moradores, além de poluir as águas do rio Jacuípe e causar a morte de animais na zona rural da cidade de Riachão do Jacuípe, 183 km de Salvador.


O lixão está localizado em um grande terreno e existe há quase sete anos. São despejados no local todos os resíduos oriundos da coleta de lixo na cidade. Os urubus são atraídos e incomodam quem mora nas redondezas. Entre eles, está o mecânico Heldegardes Pinto de Matos, que diz ter procurado o Ministério Público algumas vezes, mas não obteve solução até o momento. "Temos problema de cachorro, problema de urubu, problema de carcará, muito mau cheiro, fumaça", descreve o mecânico.

Ossos de animais e móveis quebrados, além de lixo hospitalar e tecnológico são alguns dos resíduos sólidos despejados no lixão. Ao longo dos anos, o riacho que existia no local acabou encoberto pelo lixo. Os moradores contam que, quando chove, a água arrasta o lixo para o rio Jacuípe. Parte dos resíduos é queimado. Os moradores dizem que raramente veem máquinas trabalhando no local para tentar amenizar o problema. "É a primeira vez que vejo máquinas aqui fazendo esse movimento", diz o agricultor João Oliveira.

O lavrador Tertuliano da Silva Santos diz que não sabe mais o que fazer. Ele tem uma pequena fazenda vizinha ao local, que fica cheia de sacos plásticos levados pelo vento e, por conta disso, afirma que muitos de seus animais já morreram. "Em duas horas, já perdi três bezerros, tudo embuchados de plásticos. Tem horas que dá vontade de botar fogo em tudo e dizer adeus, acabou. Tanto que eu trabalhei para ver uma miséria dessa aqui. É difícil", comenta o lavrador.

O prefeito da cidade, Lauro Falcão, disse que está à procura de um novo terreno, em local mais distante da cidade para implantar um aterro sanitário. Ele afirma que o projeto do aterro já foi aprovado pelo Governo Federal como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 

 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Participação dos Mobilizadores na Semana do Idoso

Os Mobilizadores, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos de Riachão do Jacuípe, ficaram responsáveis, no dia 29 de setembro, pelas atividades do Clube da Terceira Idade na comemoração da Semana dos Idosos.




Na oportunidade foi realizado um bingo. Cada idoso ganhou uma cartela para concorrer a brindes oferecidos pelo comércio local.

Dr. Josemar realizou uma palestra, falando sobre saúde bucal.
Para encerrar, um lanche.

Foram momentos agradáveis que esperamos repetir numa próxima oportunidade.

Queremos deixar aqui registrado nosso agradecimento aos empresários que colaboraram com os brindes:
Aprender Brincado - Casa das Colchas - Elcy Presentes - Farmácia do Chuá - Lêda Confecções - Lype CosméticosNatura (Antonia) - Salão Espaço da Beleza

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Riachão: Professores e servidores da Administração podem entrar em greve

Após pararem suas atividades ontem (27) para pressionar o prefeito Lauro Falcão a encaminhar o Plano de Cargos e Salários à Câmara Municipal de Vereadores, os professores da Rede Municipal de Ensino de Riachão do Jacuípe conseguiram marcar uma reunião para próxima terça feira (04) para negociar com o gestor o encaminhamento do Plano.
Conforme publicado, os docentes e alguns servidores da Administração se concentraram na Câmara de Vereadores e percorreram as ruas da cidade entoando gritos de protestos para conscientizar o gestor da necessidade do encaminhamento do Plano à Câmara- documento que trará mais dignidade aos docentes jacuipenses.
Ao chegarem à prefeitura, o prefeito Lauro Falcão, pra variar, não se encontrava no município. A Secretaria Patrícia Falcão atendeu a comissão de servidores, mas alegou que apenas o gestor pode realizar a negociação com os professores e marcar a data que repassaria as perdas salariais e a Progressão Funcional dos servidores da Administração que também reivindicam melhorias trabalhistas.
A orientação de Maria Rios presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Riachão do Jacuípe-SINSPUM é aguardar. “Vamos esperar até a próxima terça e, na reunião com o prefeito, lutaremos para que os professores e os servidores da Administração tenham suas reivindicações atendidas, se não conseguirmos nada, nos reuniremos em assembleia na quarta feira (05) e podemos entrar em greve”, explicou.  
Por Patrícia Roma - Jornalista do SISPUM
  Foto: Agenor Filho

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Riachão: Professores da Rede Municipal paralisam amanhã

Nesta terça-feira (27), os professores da Rede Municipal de Ensino de Riachão do Jacuípe farão uma paralisação para protestar contra o atraso do prefeito Lauro Falcão em encaminhar o Plano de Cargos e Salários à Câmara de Vereadores. 

O Plano é um documento que reunirá as leis e normas que nortearão a vida profissional dos docentes jacuipenses.

Na última sexta feira (23), em assembléia com os docentes filiados ao SINSPUM-Sindicato dos Servidores Públicos Municipal e a APLB, ficou decidido, por unanimidade, pela paralisação.

Os servidores irão se concentrar, a partir das 08 horas, em frente à Câmara de Vereadores e, depois, marcharão em direção da Prefeitura Municipal.

“Tentaremos negociar com o gestor e só sairemos com a resposta, pois há mais de dois anos este plano está elaborado, vem sendo reestruturado e agora, depois de construído pelas duas entidades sindicais, o gestor não encaminha à Câmara para apreciação dos vereadores. Isto é uma falta de respeito”, afirmou Maria Rios, Presidente do SINSPUM.

Administração

Os servidores da Administração também apoiarão a paralisação e alguns membros da categoria formarão uma comissão para cobrar do prefeito Lauro Falcão as perdas salariais e a Progressão Funcional 2011, prometida na última campanha salarial.

“Nossa expectativa é que o gestor esteja aberto ao diálogo e se disponha a negociação, pois estamos apenas buscando os nossos direitos”, afirmou Giovana Brust, tesoureira do SINSPUM.

Ascom / Sinspum (Foto: Agenor Filho)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudantes ichuense e Jacuipense ficam em 2º e 3º Lugares no Festival da Canção Estudantil realizado em Feira de Santana

O estudante do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira, Wadson Santana Silva Oliveira, conhecido como Sinho, residente na comunidade de Nova Esperança, município de Ichu,  conquistou o 2º Lugar no Festival da Canção Estudantil (FACE) realizado quinta-feira, 15 , no Centro de Cultura Amélio Amorim em Feira de Santana, coordenado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
 
Wadson concorreu com mais 15 participantes de várias cidades que integram a DIREC – 02 – Feira a exemplo de Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Ipirá, Pé de Serra, Amélia Rodrigues, Feira de Santana  e alguns Distritos da anfitriã.

 Mesmo concorrendo com outras belas canções e intérpretes diversos, Wadson mostrou tranquilidade e conseguiu convencer os jurados que a sua letra, melodia e interpretação  mereciam de fato um lugar no pódio.

 O corpo de jurados foi formado por músicos feirenses com  Cescé Olhos D´água, Timbaúba, Neném do Acordeon, Beldes Ramos – Diretor da DIREC-02 entre outros.
 Wadson Santana se supera a cada dia. Portador de necessidades especiais, pois não enxerga desde pequeno, consegue realizar diversos trabalhos que para muitos seria impossível.

 Além do talento musical, Wadson utiliza tranquilamente o computador, consegue interpretar o alfabeto em BRAILLE e colabora diretamente com a munidade fazendo parte inclusive do Conselho do FUNDEB, ou seja, tem uma vida totalmente ativa apesar das suas limitações.
O estudante ichuense foi premiado com 01 Notbook.

Estudante Jacuipense encanta no Festival anual da Canção e leva premiação
 
Estudante jacuipense fica na terceira colocação

"Eu quero paz sem saber onde encontrar, eu busco paz”, com esse refrão, a interprete e  estudante do Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe, Tailane Brito conquistou a terceira colocação.

Acompanhada da segunda voz de Felipe Ferreira, ambos encantaram a platéia no Centro de Cultura Amélia Amorim, em Feira de Santana, na quinta-feira (14).

A música que é de composição de Rafael Assis dos Santos, também estudante do Colégio, segundo jurados e professores presentes no evento, correspondeu fielmente com as temáticas atuais.

Com o título, “Dias Melhores”, a letra fala da violência generalizada e da busca pela paz nos dias atuais: “Há uma luta entre mundos para sobreviver, vejo nos olhos das crianças o medo de morrer, numa guerra desumana gera destruição, a vida de inocentes na mira de um canhão, sugere a letra.

Para o professor e diretor do Colégio Maria Dagmar de Miranda, André Luiz de Carvalho, o terceiro lugar no FACE é como se fosse o primeiro: “participamos das quatro edições, e só agora chegamos a uma boa colocação, o que nos deixa feliz, pois  valoriza as potencialidades de nossos alunos, tanto na arte da composição como da interpretação, disse.

O Colégio Maria Dagmar de Miranda também participou do AVE, Artes Visuais Estudantis, com a obra intitulada Índio Tupinambá, do aluno e artista Wagner Wedson, e do TAL, Tempo de Artes Literárias, com a poesia “A vida de um homem do campo”, da estudante e poeta Julianne Aparecida.

 Por: André Luiz – Ichu e Laura Ferreira – Riachão do Jacuípe 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PARTE DAS VERBAS RECEBIDAS PELA PREFEITURA NO MES DE AGOSTO

FPM: R$ 961.543,16

FUNDEB: R$ 637.960,63


Convocação geral contra a corrupção eleitoral – José Avelange

...aquela história do “não vai dar em nada” está começando a mudar.

Não é difícil notar que a negociação de votos e apoios políticos já começou, em nossa região, e o que mais preocupa é que pais e mães de família, até mesmo os jovens, estão vendendo e trocando suas consciências por vantagens pessoais. Não querem entender o prejuízo que isso causa à coletividade e mesmo quando entendem, preferem o benefício particular, imediato.
Os maus políticos sabem bem disso e contam com essa deficiência do povo para se dar bem nas urnas. Muitos daqueles que detêm a máquina pública, principalmente, são os que primeiro dão a largada, e a essa altura já estão oferecendo vantagens bem disfarçadas de assistência social – uma assistência que é, na verdade, compra de votos dissimulada, duas vezes errada, a primeira, porque voto não se compra, e a segunda, porque dinheiro público não devia se prestar a este objetivo pequeno de poder pelo poder.
Podemos nos perguntar o que fazer, diante desse quadro desolador. Embora muita gente acredite que a situação “não tem jeito”, vou propor aqui a ampla divulgação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que possui um comitê nacional em Brasília, formado por 50 entidades, e centenas de comitês estaduais e locais, espalhados por todo o país. A propósito, em sua cidade ou em sua comunidade existe um comitê desses?
É importante a criação dos comitês locais, porque mesmo se as pessoas não se dispuserem a denunciar, e se ninguém for diretamente responsabilizado por compra e venda de votos, pelo menos haverá intimidação. Os maus candidatos e os maus eleitores compreenderão que existe vigilância, conscientização, e ficarão com receio de ir muito longe em suas truculências.
Para aqueles que acreditam que nada disso funciona é interessante falar das estatísticas referentes à cassação de gestores públicos, desde o ano 2000, quando entrou em vigor a lei 9840, de iniciativa popular, que agilizou a atuação da Justiça Eleitoral. Desde então, 623 políticos já foram cassados no Brasil, com base na nova lei. Somente na Bahia, foram 54 cassações.
A maioria dos que perderam o mandato é formada por prefeitos e vice-prefeitos (508), seguidos de 84 vereadores, e até dois governadores e seus vices, em Roraima e na Paraíba, sofreram também a perda dos cargos, por compra de votos ou atitudes afins.
Sabendo agora que isso é possível, precisamos nos mobilizar. Montar um Comitê Local de Combate à Corrupção Eleitoral é muito simples, não há burocracia nenhuma e o Comitê Nacional oferece total suporte, incluindo materiais gráficos excelentes para a fiscalização e instrução aos eleitores. Acessando o site www.mcce.org.br, qualquer pessoa interessada obterá informações completas sobre o movimento e um passo-a-passo detalhado para iniciar o trabalho em sua comunidade.
Não são muitas as pessoas que compreendem a importância desse trabalho, mas para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores é uma das entidades que dão sustentação ao movimento, de forma que aquela história do “não vai dar em nada” está começando a mudar. Por isso, é importante que se faça uma convocação geral à sociedade civil, nesta região, no sentido de criar comitês locais capazes de espantar candidatos oportunistas e, quem sabe até, impugnar candidaturas ou cassar mandatos conquistados de forma pouco legítima.
Por: José Avelange
http://www.calilanoticias.com/2011/09/convocacao-geral-contra-a-corrupcao-eleitoral-jose-avelange.html

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE FILARMÔNICA LYRA 8 DE SETEMBRO

 
No último sábado foi comemorado o aniversário de 101 anos da Sociedade Filarmônica Lyra 8 de Setembro
O evento contou com a benção de Padre Roberto e apresentação da Filarmônica.
 
 Na oportunidade, foram apresentados os alunos da Escola Maestro Manoel Inácio da Silva, popular Maestro Benzinho.
Estes são alguns dos futuros músicos da Filarmônica:
 
 
Jovens que queiram aprender música na Escola de Música Maestro Manoel Inácio da Silva, podem procurar o professor Juarez, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 11:00, ou, das 18:00 às 20:00, na Sociedade Filarmônica Lyra 8 de Setembro. 
A matrícula e o curso são gratuitos.

A Direção agradece a todos que prestigiaram o evento.

Grito dos Excluídos - Riachão do jacuípe

 
Na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, foi realizado em várias cidades do Brasil o 17° Grito dos Excluídos, criado pela CNBB no ano 1995 e que vem sendo realizado em todo o país. Em Riachão do Jacuípe foi o 18º Grito dos Excluídos, pois o município foi pioneiro, graças a iniciativa de Padre Ionilton que organizou o evento em 1994.


Com o tema: “Pela Vida Grita a Terra, por Direitos todos Nós!”, mesmo debaixo de um sol forte, muitas pessoas da sociedade civil organizada, Pastorais da Igreja Católica, estudantes e também os sindicatos, estiveram participando dessa marcha cobrando os seus direitos que estão na constituição federal a exemplo da saúde, educação e segurança. Um fato negativo foi perceber que alguns órgãos públicos do município, a exemplo da Câmara de Vereadores,  não fizeram o hasteamento da bandeira.
 
Fotos: Mobilizadores
http://www.agenorfilho.com/2011/09/riachao-do-jacuipe-realiza-mais-um.html

domingo, 4 de setembro de 2011

17º. Grito dos Excluídos



Dom Luiz Demétrio Valentini

Bispo de Jales - SP

Na Semana da Pátria deste ano vai acontecer o 17º. Grito dos Excluídos. Pela sua continuidade, e pelas repercussões que ainda suscita, o Grito se apresenta como uma das iniciativas bem sucedidas da CNBB, levada em frente pelas Pastorais Sociais.

Foi realizado pela primeira vez em 1995, ano da Campanha da Fraternidade sobre os Excluídos.

Aí já encontramos um dos motivos do acerto deste evento. Ao longo de todos os anos, ele sempre fez questão de retomar o tema da Campanha da Fraternidade, mostrando seus desdobramentos em torno de situações concretas, que mais exigem nossa atenção. O Grito faz repercutir a Campanha da Fraternidade. Como, por exemplo, neste ano com a campanha sobre a vida no planeta, o Grito nos provoca lembrando que “pela vida grita a terra, por direitos todos nós!”.
Outra razão que explica o sucesso do Grito foi o fato de vincular sua promoção ao Dia da Pátria. Desde a primeira edição, em 1995, a intenção era recuperar para a cidadania a celebração do “Dia da Pátria”, com manifestações que envolvessem os movimentos sociais, garantindo espaço para os que se sentiam, por um motivo ou outro, “excluídos” dos benefícios a que todos têm direito como cidadãos do mesmo país.

Esta é outra circunstância que ajuda a desenhar o quadro de referências do Grito dos Excluídos. Ele nasceu como gesto concreto da Semana Social, que tinha por tema “O Brasil que nós queremos”.

Desde o seu início, o Grito se colocou a serviço da cidadania, incentivando a participação popular em torno de grandes causas que o povo precisa assumir.

Como a história da proclamação da nossa independência vem associada ao “Grito” de Dom Pedro, o Grito dos Excluídos vem nos alertar que a soberania de nosso país precisa ser assumida sempre, de maneira consciente e articulada.

Por isto, em cada ano, não faltam causas, com a ênfase de gritos que apelam para os nossos compromissos de cidadãos.

Entre tantas, podemos citar algumas, que estão sendo assumidas pelo Grito deste ano.
Uma delas é a corrupção. Ela merece nosso repúdio constante. Ela precisa ser combatida com firmeza e sem complacência. Este combate deve ser sustentado pelo poder público, mas precisa ser apoiado pela cidadania.

Outro grito que precisa ecoar com mais clareza é contra a droga. Estamos chegando ao limite da tolerância. A nação corre perigo! A população, em especial a juventude, não pode mais ficar exposta à ganância de inescrupulosos, que permanecem impunes enquanto vidas inocentes são ceifadas em números assustadores. O combate contra a droga exige mais vigilância de nossas fronteiras territoriais. Mas exige também que nos demos conta que os caminhos da droga são abertos pela perda de valores morais, com o conseqüente abalo de nossas instituições. Além de enérgica ação do poder público, o combate contra a droga precisa contar com a corajosa recuperação dos critérios éticos que precisam presidir a nossa convivência familiar e social.

Outro Grito, que já começa a ficar impaciente, é por uma eficaz reforma política. Ela precisa desencadear um processo, que não pode prescindir da regulamentação dos instrumentos de democracia direta, que a Constituição já prevê, mas que até agora não foram regulamentados com clareza e segurança.

Outro tema de enorme responsabilidade se coloca agora em torno do novo Código Florestal, cuja votação está tramitando no Congresso. Em torno deste Código Florestal é necessário superar os radicalismos, para se chegar, com lucidez e equilíbrio, a compatibilizar os objetivos da proteção ao meio ambiente com os objetivos da agricultura. A discussão em torno do Código Florestal precisa se transformar em bom instrumento de consensos razoáveis, que levem em conta todas as dimensões implicadas neste complexo assunto, cheio de conseqüências práticas, que não podem ser ignoradas, ou atropeladas por bandeiras que escondem interesses ou carregam ingenuidades.

E assim o Grito pode ir levantando outros assuntos, como os agrotóxicos, a reforma tributária, a reforma previdenciária, a questão da moradia urbana, as barragens, e outros mais. A cidadania agradece!