A Sala de Leitura exibiu na terça-feira, dia 1º, o premiado filme O xadrez das cores, de Marco Schiavon, para a comunidade do bairro da Barra, em Riachão do Jacuípe. O curta que já vinha sendo trabalhado em sala de aula, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, aborda de forma bastante criativa a difícil relação entre uma idosa de pele branca e olhos azuis e uma empregada doméstica negra.
Mães com seus filhos e alguns jovens formaram a pequena plateia que ocupou o auditório do abrigo dos Vicentinos. A ideia, segundo os organizadores do projeto, é despertar a atenção da comunidade para o sistema de empréstimo de livros e materiais culturais que funciona no local. Além disso, é possível fortalecer também as experiências de cineclube que vêm surgindo na cidade, como é o caso do Cineclube Olney São Paulo, dirigido pelo atleta e documentarista jacuipense José Jorge.
A Sala de Leitura está inscrita no Edital Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura, e concorre a uma premiação em recursos financeiros para a compra de acervo literário, móveis e filmes.
O economista Matteus Martins e o empresário Fernando do Aprovado, que apoiam a iniciativa, também acompanharam a exibição do filme e incentivaram a continuidade de iniciativas do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.
Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.
Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!