Com a chegada do verão, a procura de óculos de sol aumenta, mas é preciso ter cuidado...
"Saúde – De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz, o uso de óculos piratas pode causar muito mais problemas à visão do que permanecer com os olhos nus.
“Por apresentarem apenas coloração escura nas lentes em função de uma tintura, preta ou marrom, e por não passarem por nenhum processo de qualidade e proteção, nossa pupila estará naturalmente mais dilatada e, portanto, mais exposta diretamente aos raios nocivos à saúde ocular”, explica.
Isso aumenta significativamente a possibilidade do surgimento de doenças, das mais simples, como a catarata, podendo levar até mesmo à cegueira. “O problema, portanto, vai muito além da sonegação de impostos. Trata-se mesmo de uma questão de saúde pública”, comenta.
Fiscalização – Na opinião do oftalmologista, a fiscalização incisiva da Receita Federal e a divulgação de campanhas de orientação são necessárias para a conscientização dos consumidores que ainda incentivam o comércio ilegal e indiscriminado de solares no Brasil.
“Tudo isso se agrava ainda mais porque os óculos atualmente não são mais vistos pelos consumidores apenas como um equipamento voltado à saúde, mas, sim, como sinal de status, como elemento de moda e comportamento, e o padrão de qualidade do produto nem sempre é levado em conta”, conclui o oftalmologista Leôncio Queiroz."
Matéria de Fabiana Mascarenhas, do Jornal A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.
Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.
Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!