As reuniões ordinárias do grupo são abertas e qualquer cidadão pode participar e ocorrem toda 1ª terça-feira de cada mês, na ASPAM.

Não aceitaremos mais comentários anônimos


Entendemos que todo anônimo (ou FAKE) que agride é, por essência, um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, por isso tomamos a decisão de não mais publicar comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Expomos nossos nomes em público, todos sabem quem somos, portanto não nos cabe permitir que anônimos venham a difamar as pessoas.

Todo comentário, contrário ou não a nossa causa, será publicado, desde que devidamente identificado

Instalamos um plugin que ao receber um novo comentário, se for anônimo ou estiver com perfil não disponível, é jogado automaticamente na lata de lixo (Spam), de modo que nem mesmo serão lidos, poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, deverá se identificar.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!

Obrigado pela atenção.


Você acha que a Câmara de Vereadores está exercendo, de maneira satisfatória, o seu papel de fiscalizar o dinheiro público?

terça-feira, 17 de abril de 2012

O PAPEL DO VEREADOR

Você sabe qual é o papel do vereador? Qual é a (verdadeira) função do vereador???
Veja alguns trechos da Cartilha:

O vereador e a fiscalização dos recursos públicos municipais.



"A Câmara exerce uma função judiciária, porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito por crime de responsabilidade, além de julgar os próprios Vereadores, inclusive o Presidente da Câmara, em caso de irregularidades, desvios éticos ou falta de decoro parlamentar.

O campo de atuação dos vereadores na fiscalização dos recursos públicos pode contemplar uma série de atividades e áreas distintas. Em função disso, buscou-se,   de  forma   didática, efetuar  uma   divisão  das diversas áreas da gestão dos recursos públicos, enumerando-se, a título de exemplo,  os  diversos  pontos  que  podem  ser  examinados  pelo  Poder Legislativo municipal, conforme esquematizado na figura a seguir.

 

 
Impõe-se salientar que, embora em algumas situações possa se demonstrar  necessário  ter  conhecimentos  técnicos  sobre  determinados assuntos, há diversos pontos cujo controle é bem menos complexo e que, por conseguinte, pode facilmente ser realizado, a exemplo da verificação entre a compatibilidade dos inventários da prefeitura e a existência física de

um bem ou a adequação dos controles do uso dos veículos oficiais.

Algumas atribuições dos vereadores:

·         Verificar a existência de duplicidade no registro cadastral do pessoal ativo/inativo.

·         Verificar se os salários estão corretos e se não há pagamento de vantagens/benefícios indevidos ou incompatíveis.

·         Controlar a ocorrência de servidores inexistentes (fantasmas).

·         Verificar se as obras ou serviços estão realmente sendo executados pelos fornecedores que venceram as licitações.

·         Verificar se os bens adquiridos foram entregues conforme previsto.

·         Verificar se as obras foram executadas de acordo com o projeto básico." 

 

ACOMPANHE AS AÇÕES DOS VEREADORES DO SEU MUNICÍPIO.

É COMUM, EM TEMPO DE ELEIÇÃO OS VEREADORES FAZEREM ACUSAÇÕES AOS SEUS PARES OU AO PREFEITO...
MAS SE UM VEREADOR PERCEBE UM ERRO E NAO FAZ NADA, É TÃO CULPADO QUANTO QUEM ERROU!

ANTES DE REELEGER UM VEREADOR... PENSE NISSO!

http://www.cgu.gov.br/publicacoes/CartilhaVereadores/index.asp
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Por entendermos que todo aquele que agride aproveitando-se do anonimato é essencialmente um covarde, uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder, aqui não serão mais publicados comentários anônimos.

Formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho, não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas.

Cremos que as pessoas de bem entenderão... as outras não nos farão falta!